Se você é alguém que gosta de lugares remotos, de desbravar trilhas e fica de pé atrás com lugares cheios de coisas estranhas, evite as montanhas de Glastenburry e a região em torno dela em Vermont, EUA.
O lugar beira a cidade mediana com o mesmo nome e a principal do Sul de Vermont.
Uma longa história de lendas, desaparecimentos, histórias estranhas, avistamentos de UFOs, isso resume o que é o Triângulo de Bennington.
Mapa atual da Floresta Glastebury, que compreende a maior parte da região. Fonte: obscure vermont
Visão de satélite atual da região. Google Maps. Curiosidade a parte: a cidade de Greenwich quilômetros a oeste, foi o lugar do assassinato misterioso de Martha Moxley, em 1975.
Essa parte 1 conta sobre as primeiras lendas, as histórias de quando a cidade de Glastenbury era habitada e os desaparecimentos enigmáticos de pessoas na área.
As primeiras histórias e lendas
Para os índios nativos que habitavam próximos ao lugar, a região era amaldiçoada porque lá é onde os quatro ventos se encontram e onde existiria uma grande pedra que engole qualquer um que pisar nela.
Visão da região. Floresta densa e serras. Fonte: all that interesting
As histórias da antiga cidade
Dos últimos dois séculos para cá é quando vieram a maioria das lendas e histórias estranhas e assustadoras documentadas sobre o lugar. Muitas delas foram trazidas por pessoas que viveram na cidade hoje abandonada de Glastenbury e incluíram assassinatos misteriosos e não resolvidos entre outros casos. Eis alguns deles.
Em 1867, houve o avistamento de um homem selvagem, que descia a montanha passando perto da cidade e as vezes chegando perto da cidade de Bennington.
Suspeitava-se que vinha de uma caverna em Somerset e vestia um casaco de pele grosso e mostrava aversão aos outros. Assediava mulheres, puxando seu casaco, se expondo para elas e brandia uma arma com a qual ameaçava outros que se aproximavam.
Quem era esse homem e porque tinha aquele comportamento, nunca se soube, nem mesmo qual foi seu destino. Pode ter sido esse episódio que deu origem a lenda do pé grande da região, lenda muito contada pelos moradores locais.
A lenda diz que no início daquele século, pessoas estavam em uma viagem de carruagem nas estradas próximas, quando a tempestade e a lama obrigaram o condutor a dar uma parada. Com a luz do lampião, ele viu pegadas muito grandes e muito longe umas das outras. Não podiam ser de um ser humano. O que tinha caminhado ali era maior que um.
De repente, a carruagem levou várias pancadas de algo que parecia a socar, fazendo os passageiros correrem. Depois que a carruagem tombou, a luz do lampião só permitiu ver um par de olhos e um vulto de algo peludo que rápido, desapareceu na floresta.
O que é estranho é como algo que aconteceu em 1867, gerou uma lenda do que teria acontecido muitíssimas décadas antes.
Em 1892, Henry Macdowell matou o operário de fábrica John Crowley, com várias pancadas com um objeto na cabeça. Ele fugiu da cidade mas foi preso mais tarde em Connecticut.
Henry não parava de falar sobre estranhas vozes que falavam na cabeça dele e que disseram para matar John. Foi mandado para um sanatório em Waterbury.
Algum tempo depois, ele escapou fugindo para um trem de carga para nunca mais ser visto de novo. Alguns diziam que ele voltou para Glastenbury mas nunca foi mesmo confirmado.
O episódio pode ter sido um caso da doença mental da esquizofrenia, mas apesar da internação, nunca foi realmente confirmado se tinha mesmo essa doença.
Em 1897, John Harbour estava perto do seu acampamento enquanto caçava com seu irmão em Bickford Hollow, uma área ao sul de Glastenbury, quando seu irmão e pessoas que estavam próximas, ouviram o tiro de um rifle que não sabiam de onde veio.
Em seguida ouviram John gritando: atiraram em mim.
Só nas 11h da manhã do dia seguinte, John foi achado sem vida perto de um cedro.
Tinham coisas estranhas na cena do cadáver. A arma de John estava carregada, do lado do morto e ele estava a uma distância grande de onde tinha sido baleado.
Não foi achada nenhuma evidência de que ele tinha caminhado depois de ser atingindo ou de que o corpo dele foi arrastado para lá. Não se tinha conhecimento de ninguém mais caçando no local próximo no momento que o tiro foi ouvido. John tinha sido carregado para lá mas pelo que? O caso é até hoje e para sempre, um mistério.
Habitantes da antiga cidade de Glastenbury. Fonte: obscure vermont
Mas as coisas estranhas do lugar só pareceram piorar dali em diante, com a sequência de desaparecimentos e mortes misteriosas ocorridas entre 1943 e 1950, pouco tempo depois que a cidade foi abandonada.
Os desaparecimentos assustadores
Carol Herrick, em 1943, estava caçando a cerca de 16 quilômetros a nordeste da cidade fantasma e ele estava junto de Henry, seu primo, quando que em algum momento eles se separaram. Henry voltou para o acampamento mas Carol não estava lá.
Fonte: legends of america
Que tipo de urso consegue espremer um ser humano até a morte??
1945, Middie Rivers, um guia de caça de 74 anos, liderava outros quatro caçadores em Hell Hollow, a sudoeste de Glastenbury. Quando os cinco voltavam ao acampamento, Middie se adiantou um pouco a frente do resto do grupo e sumiu de vista.
Os outros esperavam encontra-lo no acampamento, mas ele não estava e nem apareceu nas horas que se seguiram. Mesmo com as buscas feitas por 300 moradores das proximidades e por soldados do exército americano de Fort Devens, só foi achado um cartucho de rifle do mesmo tipo que Middie usava. Todos continuaram confiantes que ele apareceria, pois Middie era um lenhador experiente e conhecia muito bem a região, mas nunca mais foi visto mesmo assim.
Algumas fontes dizem que rastros do seu cheiro terminavam em algum lugar da Long Trail Road e da Vermont Route 9.
Um ano depois, a estudante universitária de 18 anos Paula Welden, foi caminhar na Trail Road no domingo, 1º de dezembro de 1946. Várias pessoas estavam no local, incluindo um casal de idosos que caminhava atrás dela a cerca de 100 metros e um homem que tinha dado a ela instruções sobre o caminho. Paula Welden não apareceu nas aulas da Universidade de Bennington no dia seguinte e a faculdade ligou para o departamento do xerife. Uma grande busca foi feita na região, envolvendo 400 alunos da universidade, cerca de 1.000 pessoas, cães de caça, o FBI, vigilância de aeronaves e uma recompensa de $5.000m foi feita. Até um clarividente foi trazido.
Paula Welden. Fonte: all that interesting
Reportagem da época sobre o desaparecimento. Fonte: legends of america
Apesar de vestir um vestido vermelho, Paula sumiu de vista facilmente segundo o casal de idosos, depois que ela virou para uma esquina na trilha.
Paula nunca foi achada e as buscas terminaram no dia 22 dezembro de 1946.
No dia 1º de dezembro de 1949, James Tedford de 68 anos, desapareceu no mais assustador de todos os casos da região. O veterano residente do Lar dos Soldados de Bennington, voltava de St.Albans onde tinha visitado parentes e segundo passageiros e o motorista, tinha embarcado no ônibus a caminho de Bennington na última parada antes de chegar na cidade. No entanto, quando o ônibus chegou em Bennington, ele não estava no veículo, seus pertences estavam no bagageiro e tinha um horário de ônibus aberto no seu assento vago. Ninguém o viu descer do ônibus e não desembarcou em Bennington.
Quando o incidente foi investigado, ninguém relatou ter visto algo estranho ou havido algum incidente durante a viagem.
12 de outubro de 1950, Paul Jepson de 8 anos, esperava sua mãe na picape da família no lixão em que cuidavam dos porcos de lá.
Quando a mulher chegou no lugar, ele não estava lá. Desesperada, ela procurou por ele onde podia e não o achou mesmo com ele vestindo um camisa vermelha, assim como Paula.
Depois que ela pediu ajuda, centenas de habitantes da cidade ajudaram nas buscas mais um vez. Examinaram o lixão, as estradas nos arredores e as montanhas.
Daquela vez um esquema de verificação dupla foi feito, em que assim que um grupo terminasse de verificar uma área, outro grupo verificaria a mesma área.
Até aviões da guarda costeira foram trazidos e cães bloodhounds perderam o rastro de Paul no cruzamento das estradas East e Chapel, fazendo parecer que tinha sido sequestrado por um motorista. Dias e dias de busca e nada de Paul.
Uma trilha atual na floresta. Com menos dessas e não tão bem feitas no passado, a chance de se perder ou ser pego por alguém, era muito maior. Fonte: all that interesting
Apenas 16 dias depois, 28 de outubro de 1950, a lenhadora experiente Frida Langer de 53 anos, que conhecia bem a região, acampava com sua família perto da montanha Glastenbury.
Ela e seu primo Herbert deixaram o acampamento perto do reservatório de Somerset para fazerem uma caminhada. Quando estavam ainda a só alguns metros do acampamento, Frida escorregou em um riacho, encharcou as roupas e calçados e disse para esperar porque ia voltar ao acampamento para trocar as roupas.
Muito tempo passou e Frida não voltava, ele voltou ao acampamento preocupado para ver como ela estava mas era impossível saber porque, pois ela não estava lá.
Frida, assim como Paula, sumiu em plena luz do dia a curta distância.
Frida Langer. Fonte: cool interesting stuff
Nada de Frida, tinha simplesmente sumido da face da Terra, assim com Paul, Paula, James, Middie. O que estava acontecendo??
Seria achada esmagada como Herrick ou baleada atrás de uma árvore como John?
As buscas terminaram, mas em 12 de maio de 1951, sete meses depois de seu desaparecimento, seu corpo foi encontrado perto do reservatório de Somerset, em uma área
que já tinha sido verificada. A decomposição avançada do corpo não permitiu saber a causa da morte. Não deu para saber se alguém ou algo teria causado sua morte, bizarramente. Assim como foi com John, seu corpo tinha sido movido de perto do acampamento para alguns metros de distância, sem haver indícios de alguém ou algo que a teria movido para ali.
Como Frida morreu misteriosamente e Middie desapareceu naquele lugar, se eles conheciam bem a região e eram caçadores experientes?? Até nos casos de Carol e John a coisa foi estranha, porque também eram experientes em desbravar a floresta.
Frida foi a última a desaparecer naqueles anos no período dos desaparecimentos mais conhecidos da região. Porém, uma das fontes menciona o desaparecimento de um trio de caçadores em algum lugar perto de Glastenbury, em 1981. Sim, esse caso também está sem solução até hoje.
Há duas hipóteses que vou colocar aqui, uma delas minha própria. Os 6 desaparecimentos e mortes depois que Glastenbury foi abandonada, podem ter sido pelas mãos de um assassino em série. A idade entre aqueles que são supostamente vítimas é muito grande, o que não é o padrão de um criminoso como esse.
Porém, há um padrão no resto dos detalhes, dependendo do ponto de vista, inclusive contando o caso dos 3 desaparecidos em 1981.
Todos eles desapareceram entre as 15h e 16h e nos últimos 3 meses do ano.
Mas isso é muito pouco provável.
A segunda hipótese é que não teriam sido pegos por um assassino em série, mas por uma seita ritualística que para ela os últimos meses do ano tinham algum significado importante. Isso também explicaria os eventos terem acontecido em só 7 anos e por não ter um padrão muito definido para as vítimas. Mas são só hipóteses.
Mas o que pode soar estranho para quem é mais entusiasta desses mistérios e lendas que adoramos, é que a região de Glastenbury, Bennington e adjacências, não é deserta.
Tem ciclistas, turistas, andarilhos, trabalhadores ao montes passando por lá e a maioria dessas pessoas não tem medo do lugar. É aquela coisa, cabe a cada um acreditar ou não se o que tem lá é simplesmente mundano ou realmente sinistro.
Eu bem que gostaria, mas não há como definir quando será postada a parte 2. Prometo até a próxima semana no máximo. Ela vai falar dos avistamentos bizarros atuais, histórias estranhas, OVNIs e hipóteses sobre isso.
Foi mesmo um assassino em série que os matou? Ele teria raptado e ficado com alguns deles? Seria outra coisa que os teria pego? Caíram em antigos poços de água que tem na região?
Diga nos comentários o que achou desse assunto e as teorias que tem sobre ele.
Muito obrigado pela leitura e se gostou, compartilhe e siga o blog para me ajudar nesse trabalho. Um grande abraço e valeu!
Fontes:
Obscure Vermont
Legends of America
All That Interesting
Vermonter










Comentários
Postar um comentário